Começamos com We're Just Sayin ("só estamos dizendo") do celebrado veterano David Burnett. David já cobriu oito(!) Olímpiadas e sempre se destacou por conseguir resultados diferentes, seja pelo posicionamento, equipamento ou técnica utilizadas. Em uma era em que 99% dos fotógrafos utilizam o mesmo equipamento (câmeras digitais autofoco com teleobjetivas luminosas), os resultados ficam demasiadamente parecidos e é cada vez mais difícil conseguir resultados esteticamente singulares. David é um dos fotógrafos que consegue, e para isso utiliza desde câmeras de filme 35mm como uma Leica rangefinder, Holgas de plástico com filme 120, até uma Speedgraphic 4x5 que tem no mínimo uns 40 anos de idade. Os resultados? Imagens que ninguém mais tem, com um look único, o que faz com que suas imagens sejam licenciadas em inúmeras publicações que querem algo diferente do que já foi visto em sites, jornais e revistas.
[+ Burnett: portfolio | digital journalist | NYT multimídia ]
Na foto abaixo, bastidores da cobertura roubada olímpica. David, às 3:50 da manhã no centro de imprensa, aguardando um ônibus que nunca apareceu...
É David Burnett quem aparece na foto do próximo blog recomendado: Mostly True, do fotógrafo Kenneth Jarecke. Na foto abaixo ele aparece fotografando basquete com a sua Speedgraphic. Kenneth é o autor do livro Just Another War [+] e conhecido por uma imagem forte [+ | +] do Iraque que os jornais americanos não quiseram publicar. Além de ter imagens diferentes das publicadas por aí, seu blog vale a visita pelo texto.
O próximo blog recomendado é de um fotógrafo de esportes cobrindo a sua primeira Olímpiada. Mark J. Rebilas é conhecido pelas suas imagens de ação espetaculares, geralmente envolvendo carros capotando. Ele está em Beijing fotografando e escreve abertamente sobre seus erros e acertos, além de detalhes como a dificuldade em conseguir uma pizza decente. Vale ver a seqüência do momento de pior espírito esportivo do lutador Sueco desprezando sua medalha Olímpica, entre outros posts bacanas.
Outros sites favoritos para ver as melhores fotos de Beijing são a galeria da Stern, atualizada diariamente, e as galerias da Reuters, já que a agência tem acesso privilegiado enquanto todos os outros fotógrafos têm que ficar assim.
Por último, dois blogs de brasileiros em Pequim: Ricardo Correa e Leandro Taques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário