terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

A rede do bispo


Há tempos a Rede Record vem investindo em qualidade na sua programação. Isso fica bem evidente com o aparecimento, nos últimos tempos, de seriados como Dr. House e Heroes, de efeitos especiais caríssimos empregados na novela Caminhos do Coração e em programas super criativos como O Aprendiz ou Troca de Família. Na verdade, essa melhora com relação à Record dos anos 90 veio da vontade do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, dono da emissora desde 1989, de peitar a Rede Globo, líder absoluta de audiência desde a queda da TV Tupi.

Se por um lado a Rede Record surpreende pela grade, por outro peca ao não demonstrar muito respeito pelo telespectador. Assim como o SBT, de Sílvio Santos, que a Record vem tentando superar, lutando pelo segundo lugar em audiência entre as emissoras do país, a rede de televisão do bispo cai na mesma armadilha de mudar o horário das programações sem aviso prévio.

Quando anunciou que exibiria a série Heroes, uma das mais bem-sucedidas nos Estados Unidos, foi uma festa de marketing: nos intervalos da Record mostravam reportagens de jornais mostrando como o seriado era um sucesso na TV paga e anunciando pra quem quisesse ouvir que Heroes já havia ultrapassado em audiência nos EUA a famosíssima Lost (exibida no Brasil, aliás, pela Rede Globo). Todo domingo, às 21h00, o público poderia se deleitar com os heróis que tentariam salvar Nova York de uma explosão nuclear.

Até aí, tudo bem. A Record maravilhava os telespetadores com a variedade na programação, oferecendo uma alternativa para aqueles que não gostam do Fantástico ou não querem ver os filmes noobs que o SBT exibe no 8 e meia no cinema - que sempre começa às nove, diga-se de passagem. A mostra do problema veio pouco depois, quando Edir Macedo decidiu estender a cópia mal-feita do Fantástico, o Domingo Espetacular. Heroes passou a começar às 22h00. Tudo bem, isso ainda dá pra aturar. Mas de repente, com a estréia da TV digital, a Record resolveu que seria melhor exibir o filme antes da série, que foi jogada para as 23h00. Como se isso não bastasse, de repente, sem aviso prévio, dois filmes passaram a compor a programação de domingo antes de Heroes que, finalmente, não começava antes da meia-noite. Quando achávamos que seria a cartada final, a rede que almeja a liderança em audiência jogou a série para as segundas-feiras, às 00h00.

Com isso, várias pessoas desistiram de acompanhar Heroes pela Record. Em uma comunidade do Orkut, vários são os telespectadores que falam em boicote à emissora, pela excessiva falta de respeito ao público. E à inteligência dele também.

Neste último domingo, foi ao ar no Domingo Espetacular uma matéria defendendo a Igreja Universal com unhas e dentes de artigos publicados nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo, que não faziam nada mais do que revelar o caráter mercantilista da igreja, interessada apenas no lucro. Isso no jornalismo "eficiente" da Record, que se diz muitíssimo imparcial, muito obrigado. Tudo esse teatro como se o público não soubesse que o dono da Record é o bispo Edir Macedo, o bendito que é dono também da Igreja Universal. A reportagem foi tão fútil e manipuladora que algumas pessoas em um site de relacionamentos, num tópico destinado à Rede Record, chegaram a dizer que sentiram um tremendo asco quando a reportagem acabou.

Sabemos muito bem onde a Rede Record quer chegar: ao topo. Mas com certeza este não é o caminho. Não é dando uma de SBT, trocando os horários como se troca de roupa, não é dando uma de clone, imitando descaradamente as programações da Globo, não é dando uma de advogado do diabo, exibindo reportagens sensacionalistas e manipuladoras que a rede do bispo vai conseguir seu lugar ao sol, até porque os telespectares não são burros, e brincar com sua inteligência é sempre catastrófico - vide Gugu, que nunca recuperou sua audiência após fingir que entrevistava líderes do PCC.

Um comentário:

Anônimo disse...

Perfeito o post! Também estou indignada com a Record! Pensam o que, que não devem respeito a nós? já estou boicotando a Recor, e sugiro as pessoas a fazerem o mesmo. :P