terça-feira, 11 de outubro de 2011

Shadows of the Damned - ação e terror psicológico


Shadows of the Damned (Grasshopper Manufacture, 2011) é o que se pode esperar de um trio formado por Akira Yamaoka, Shinji Mikami e Suda51: um Resident Evil 4 um pouco mais evoluído com visão de mundo excêntrica e uma trilha sonora magnífica. É um título que, por sua temática, deve dividir opiniões, pois a mecânica do jogo, apesar de sólida, é também engessada para os padrões do Ocidente. Mas se você se amarra em games de tiro mais cadenciados, com quebra-cabeças elaborados e títulos "estranhos" em geral, Shadows of the Damned é uma boa pedida.


Nascido da iniciativa EA Partners, programa da Electronic Arts que procura lançar games de produtoras que não são do grupo, Shadows of the Damned não nega o DNA de seus idealizadores, os japoneses Akira Yamaoka (compositor de Silent Hill), Shinji Mikami (diretor de Resident Evil) e Goichi Suda (mais conhecido como Suda51 e autor de títulos como Killer7 e No More Heroes).


Pode-se descrever o novo game da Grasshopper Manufacture como um cruzamento de Resident Evil 4 e filmes de sabor mexicano de Robert Rodriguez, como A Balada do Pistoleiro ou Um Drink no Inferno. A essa fórmula já meio bizarra acrescente a excentricidade e o humor de Suda51 e a trilha sonora de Yamaoka, que, bem ou mal, não passa despercebido. Enfim, Shadows of the Damned é um game que pode ser acusado de tudo, menos de não ter personalidade.

Nenhum comentário: