terça-feira, 19 de agosto de 2008

Asfalto: a solução energética

Uma das alternativas renováveis para a energia seria construir gigantescas usinas com placas fotovoltaicas para captar os raios solares. Isso, porém, demoraria anos e gastaria uma fortuna, sendo que seria mais fácil fazer uma de carvão (nãããão!). Para resolver esse grande problema, a Worcester Polytechnic Institute, nos EUA, pesquisa como extrair o calor do asfalto!

Sabe naqueles dias quentíssimos em que até se vê uma fumacinha saindo do asfalto? Então, os pesquisadores da universidade estadunidense viram ali um grande desperdício energético que pode ajudar a produzir energia para diversos fins. E como as rodovias e ruas já estão construídas (ou seja, não seria necessário mais nenhum investimento na infra-estrutura), o único empreendimento seria instalar o mecanismo por baixo do material.

A idéia é acoplar por baixo do pavimento um extrator de calor e pequenas tubulações de água. Uma vez quente, o líquido poderia ser usado para o aquecimento de prédios e até movimentar um gerador termoelétrico para a produção de energia.

O grande problema dos pesquisadores é encontrar o material adequado para a extração de calor do asfalto. De qualquer forma, a alternativa já soa como uma alívio. Seria uma maneira simples (o asfalto já está aí sendo aquecido todos os dias), rápida (não demoraria anos para ser implantada, já que seria instalado nas repavimentações) e barata (isso ainda é teoria, com base nos altos preços da película fotovoltaica).

A solução pode estar sob os nossos pés!

Com informações do Science Daily.
Do site da Super.

Nenhum comentário: