sábado, 23 de agosto de 2008

Série: Observatórios

Hoje vou começar uma série de posts sobre os observatórios mundiais. O leitor já deve ter notado que eu tenho uma quedinha especial por satélites e que sou fanzoca e usuária de vários deles, mas estou passando por uma fase em que estou sentindo saudades de ir até as montanhas, virar algumas noites em claro e obter imagens minhas, tiradas por mim mesma. Eu comecei minha carreira observando no Brasil, no Laboratório Nacional de Astrofísica em Itajubá. Foi lá que aprendi a observar, mas durante o meu doutorado fui até as montanhas chilenas que são consideradas as melhores do mundo por terem baixa humidade e serem altas e isoladas. Escolhi como foto do dia, um velho amigo meu, o observatório europeu austral de la Silla, no norte chileno. Foi lá que descobri há onze anos atrás a SN1997D.

Aproveito para dar os parabéns ao time de volei feminino que acaba de ganhar medalha de ouro!

Por Duilia de Mello.

Nenhum comentário: