segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Halo 3 deve ser esporte olímpico já!


Imagens da seletiva coreana de Halo 3, no WCG deste ano. Reparem no show.

Fim de semana de e-sports pra mim. Sábado eu passei para ver a seletiva brasileira de Guitar Hero 3 para o World Cyber Games. Olhando o aquecimento quase me animei. Pensei "ah, consigo fazer parecido". Mas aí entrou um figurinha lá, com luva e tal, e acertou as primeiras 500 notas de Through the Fire and Flames, na minha frente - coisa que eu só achava possível no Youtube. Um cara do meu lado tava literalmente de queixo caído - coisa que pode ser parcialmente explicada pela TV de dúzias de polegadas, Full HD, onde era disputado o negócio, na Samsung Experience do Shopping Morumbi. Tive que sair antes da competição em si mas acho que o cara ganhou. E ele não usava uma aranha treinada.

No dia seguinte assisti a seletiva de Halo 3, aqui pertinho de casa, na O2 Electronic Sports. Novamente uma estrutura ótima, TVs enormes para todos os jogadores, tempo de "aquecimento"... O nível tava ok - acho que os dois principais times do Brasil não participaram, porque já tinham se classificado no fim de semana passado. Mas nos dois eventos fiquei bastante feliz com a camaradagem do pessoal que jogava. Trocando idéias de táticas, avaliando os times e tudo o mais. A organização foi bem legal também, apesar de que, parece, em Brasília a seletiva do WCG não foi tão boa assim. E na real eu descobri que sou meio viciado em competições. Passei num campeonato de ioiô esse ano e fiquei impressionado com a habilidade, participo de uma liga de jogos de tabuleiro, assisto tudo das Olimpíadas. E no fim das contas eu não entendo um certo preconceito que existe contra o pessoal que joga "campeonato de videogame". É uma competição como outra qualquer, num "esporte" que tem dezenas de milhões de adeptos no mundo. E, como na competição de ioiô, nado sincronizado ou sinuca é sempre muito legal ver a habilidade de gente que é muito boa no que faz. Será que um dia o povo vai deixar de ter preconceito? A Coréia do Sul dá uma idéia que sim. Enquanto isso eu até fiquei empolgado. Vou começar a treinar para o WCG 2009, tão logo tenha tempo.

Nenhum comentário: