terça-feira, 19 de agosto de 2008

Esqueça o filme, veja os créditos (1): Desventuras em Série

Como viciado em créditos, um dos meus sites favoritos é o Forget the Film, Watch the Titles, uma coletânea das melhores sequências de créditos do cinema e da TV.

Desde as aberturas animadas que fizeram história no cinema (A Pantera Cor-de-Rosa, Psicose, Um Corpo que Cai e basicamente todas as do Saul Bass) até as modernas sequências em motion graphics (Obrigado por Fumar, O Reino, Mais Estranho que a Ficção), passando pelos marcantes opening titles das séries da HBO (Carnivàle, Deadwood, A Sete Palmos), créditos iniciais ou finais bem feitos são quase sempre sinal de uma produção caprichada, que não descarta a importância do design gráfico para dar o tom da obra.

É complicado postar em série no Blogger por causa da ausência de tags e outras ferramentas que viriam bem a calhar para que os posts não se percam depois, mas mesmo assim vou tentar colocar algumas das minhas aberturas favoritas ao longo das próximas semanas. Aproveite para indicar nos comentários algumas das suas favoritas também.

Filmes infantis costumam ser campeões no visual dos créditos (vide a inacreditável sequência final de Wall-E, que infelizmente ainda não caiu no YouTube). O simpático Desventuras em Série (2004), baseado nos livros de Daniel Handler/"Lemony Snicket", surpreendeu pela longa e fascinante animação final. A trilha do Thomas Newman também não atrapalha . Confira aí embaixo:

Nenhum comentário: