segunda-feira, 21 de julho de 2008

39 anos desde a primeira ida à Lua

Há 39 anos atrás 2 astronautas, Neil Armstrong e Buzz Aldrin, pousaram pela primeira vez na Lua, mudando o rumo da nossa história. Foi durante a Guerra Fria, quando os americanos decidiram investir em tecnologia e ciência e ganhar a corrida espacial. Seis missões Apollo de 1969 a 1972 pousaram na Lua com sucesso: Apollo 11, 12, 14, 15, 16, 17. As missões 8, 10 e 13 chegaram perto mas não pousaram.

Além da conquista espacial, o projeto Apollo também contribuiu para o desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade. As seis missões Apollo trouxeram 381,7 kg de pedras lunares e hoje sabemos que a Lua é composta de silicatos e deficiente em ferro, níquel e materiais voláteis, como água e chumbo (elementos que evaporam à temperatura baixa). Tudo indica que a Lua se formou a partir do impacto entre a Terra e um objeto do tamanho de Marte. Esta é a teoria favorita porque consegue explicar melhor as semelhanças e as diferenças entre a Lua e a Terra. A deficiência em ferro seria semelhante à da Terra, na ocasião. Já a falta de materias voláteis é explicada pelo impacto quando os materiais teriam sido ejetados.

Hoje, 39 anos depois, nenhum país possui veículos/foguetes para ir até a Lua. Mas a volta à Lua parece mais próxima desde que os Estados Unidos anunciaram que pousarão no satélite em 2020. Pode ser que antes disso a China, que vem testando tecnologia para ir à Lua, chegue lá também. Enquanto isso vários times estão trabalhando para ganhar os prêmios oferecidos pelo Google e pela fundação Prêmio-X para os primeiros robozinhos que chegarem lá e fotografarem os locais de pouso das Apollos. Enquanto a foto não chega, vamos continuar admirando a Lua daqui da Terra e sonhando com a exploração futura do nosso satélite.

A foto acima mostra os locais de pouso das Apollos.

Por Duilia de Mello, no site da Super.

Nenhum comentário: