terça-feira, 1 de julho de 2008

Em 2090, Londres estará inundada


O aquecimento global derreteu todas as geleiras. Os oceanos aumentaram terrivelmente de nível. Cidades ficaram alagadas. E como seria Londres neste cenário? É o que o estúdio Squint/Opera tenta demonstrar em uma exibição de fotografias intitulada “Flooded London 2090” (Londres Inundada 2090, em tradução livre).


Parte integrante do Festival de Arquitetura de Londres, a exposição de fotografias tenta conscientizar as pessoas para o futuro catastrófico que nos reserva caso nenhuma providência seja tomada em relação às mudanças climáticas. As imagens retratam cenas da cidade inglesa cobertas de água e como isso interferiu no cotidiano das pessoas. Embora pareça angustiante, as imagens são bem otimistas e demonstram que, apesar de tudo, a inundação melhorou o estilo de vida dos londrinos.


Uma imagem, por exemplo, retrata um casal pescando em Canary Wharf:



Outra, mostra um homem pronto para mergulhar dentro da catedral St. Paul:



A casa da pequena menina se salvou, mas o final da rua só se pode ver mergulhando na água:



E não é só a paisagem que muda com o alagamento. As pessoas não precisam tanto de transportes terrestres – já que tudo é água -, então, peças de bicicletas são usadas para construir geradores:



O estúdio usou fotografias, modelagem em 3D e manipulação digital para criar as imagens superrealistas. Para mais informações, acesse o site do Festival.

Nenhum comentário: