sexta-feira, 4 de julho de 2008

Sony copia Microsoft. E manda bem!


Esta semana a Sony lançou uma atualização para o PlayStation 3 que basicamente copia os “achievements” do Xbox 360 e dá a eles o nome de “troféus”. Eu acho que demorou até e não entendo por que o Wii não tem o mesmo. Para quem não conhece, o sistema é o seguinte: quando você termina o jogo, ganha, digamos, 200 pontos (ou um troféu, no PS3). Se você terminar no nível mais difícil, mais 250 pontos; se conseguir matar 500 inimigos com tiros na cabeça, outro tantão de pontos, e por aí vai. A soma de tudo isso é o seu “gamerscore” (ou galeria de troféus), que fica lá ao lado do seu perfil pra todo mundo ver e, como o número de fãs no Orkut, mostram o quanto você é bom (ou tem tempo de sobra, enfim) na jogatina. Notem a ironia.


Eu acho que esse lance de achievements foi uma sacada genial, que nem começou com a Microsoft (diria que veio do Pogo.com, site de jogos casuais da EA). Podem aumentar bem a longevidade do jogo pra quem é minimamente competitivo ou gosta de se desafiar. Raramente eu jogo um jogo de novo do início ao fim (estou fazendo isso com God of War pra ver o God Mode), mas os achievements do Xbox 360 dão esse incentivo. Depois de fechar o Guitar Hero 3, fiquei várias horas para fazer uma música com 100% no Expert (não consegui, errei umas 4 notas várias vezes, desisti). Mas provavelmente o jogo já teria se esgotado antes. Rock Band continua firme lá, já que agora meu objetivo é tocar em todos os shows em todas as cidades. Só pra ganhar um novo selinho lá que eu sou, digamos, dedicado. Outra boa coisa que saiu no update do PS3 (que deu problema pra várias pessoas, vejam só...) é o XMB in-game. Em outras palavras, você pode ouvir e controlar algumas músicas, conversar com amigos e jogar ao mesmo tempo (nem todos os jogos suportam). Sim, o Xbox 360 já tinha isso. Não é vergonha imitar a Microsoft, Sony, os donos de PS3 agradecem. E, vantagem para os copiadores: a PlayStation Network é gratuita, ao contrário da Xbox Live.

Por Pedro Burgos, no site da Super.

Nenhum comentário: